5 de outubro de 2009

Informação _ 7.º Dia de Campanha (05-10-2009)









Este 7.º Dia de Campanha do Movimento por Marvão começou bem cedo, durante a madrugada, neste dia em que se comemora o 99.º aniversário da Implantação da República. O MporM substituiu os seus primeiros cartazes, que apelavam à participação de todos os Munícipes nestas Eleições Autárquicas e que mostravam, através de um puzzle, alguns dos nossos candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal. Esta nova série de cartazes expressa o nosso lema de campanha "novas pessoas, novas ideias", apelando à necessidade de renovação dos protagonistas da política concelhia através do voto no Movimento por Marvão.

A partir das 10h30, a campanha do MporM decorreu na zona da Escusa e do Prado.

As conversas que tivemos com as pessoas foram interessantes, como sempre. Algumas pessoas mais velhas falaram-nos sobre outros tempos, sobre tradições e costumes antigos e lastimaram que os jovens não estejam interessados em ouvi-los e até mesmo aprender algumas artes e ofícios com eles. O MporM tem, nas suas “Marcas de Território”, apresentadas a 3 de Maio, algumas propostas que podem evitar que essa situação se mantenha. Destacámos o “Encontro de Gerações”, que visa precisamente fomentar o encontro entre Marvanenses mais velhos e Marvanenses mais novos, explorando e valorizando aquilo que uns têm para ensinar aos outros.
Igualmente importante para manter o legado das gerações mais velhas, das tradições, memórias, costumes e saberes de Marvão, é a nossa proposta de valorização do Arquivo Municipal, que deverá ganhar uma maior importância e relevo. Assim, propomos que se conceba, sob a sua alçada, um programa de recolha oral no âmbito do nosso Concelho, o que ajudaria certamente a salvaguardar o riquíssimo Património imaterial Marvanense.

Na nossa caminhada de hoje percorremos caminhos magníficos, paisagens extraordinárias de um Alentejo diferente que merece ser devidamente valorizado. Tem-se feito muito para atrair visitantes à nossa terra mas ainda muito deve ser feito para que esses visitantes permaneçam mais tempo, regressem e recomendem a outros que vale a pena vir a Marvão. Esta ideia foi evidenciada durante o I Seminário “Pensar Marvão”, que organizámos no passado dia 19 de Setembro na Portagem. Entre tantos outros factores, as calçadas e veredas que ainda restam no Concelho são sem dúvida uma importante mais-valia e um potencial para atrair amantes da Natureza e do desporto. A sua devida valorização permitiria também aos visitantes contactar com as nossas gentes – boas gentes – que por sua vez teriam oportunidade de conversar sobre o nosso Concelho, dar indicações, contar histórias e ser decerto os melhores guias que poderiam ter esses visitantes.

Às 21 horas tínhamos agendado uma reunião com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Marvão, na sua sede em Santo António das Areias. Após algum tempo constatámos e comprovámos que infelizmente a dita reunião tinha sido esquecida pela Direcção dos Bombeiros de Marvão, ficando assim adiada para uma altura mais oportuna.

Faça chuva ou faça sol, amanhã a campanha do Movimento por Marvão vai continuar e sempre com uma atitude positiva, construtiva e de respeito, que consideramos ser a única forma admissível de fazer política.

Sem comentários: