4 de outubro de 2009

Informação _ 5.º Dia de Campanha (03-10-2009)




Neste 5.º dia de campanha, o Movimento por Marvão esteve na Portagem, Freguesia de São Salvador da Aramenha. Esta é a localidade do nosso Concelho que mais crescimento populacional tem registado nas duas últimas décadas, contrariando assim – e felizmente – a tendência global.
Por esse facto, e como gostamos de conversar com as pessoas e ouvir o que têm para nos dizer com a atenção devida, acabámos por estar na Portagem praticamente todo o dia, atrasando a agenda que tínhamos previsto.

Foi unânime por parte das pessoas que abordámos que são necessários novos protagonistas na cena política concelhia, uma opinião que vem precisamente de encontro ao nosso lema de campanha – “novas pessoas, novas ideias”.

De facto, é muito saudável para a democracia e para o seu enriquecimento que as lideranças políticas se vão renovando porque como é natural, novas pessoas têm novas abordagens, novas formas de encarar os problemas e de os solucionar. Consideramos por isso que o Movimento por Marvão tem as condições humanas necessárias para essa mudança e essa lufada de ar fresco que os Órgãos Autárquicos do nosso Concelho precisam. Isto não significa que as pessoas que desempenham esses papéis actualmente ou que os desempenharam no passado não tenham valor mas, como diz o povo, há um tempo para tudo e devem ser dadas oportunidades a novas pessoas.

Este dia de campanha terminou oportunamente com uma reunião com a única associação de jovens com actividade regular no Concelho – a Maruam, Associação de Jovens, de Marvão.
Como todas as reuniões até aqui, também esta foi extremamente produtiva. Ouvimos a Direcção da Maruam falar sobre os seus projectos e ideias e conversámos sobre algumas das propostas que o MporM tem para a juventude do Concelho. Uma dessas propostas, que queremos implementar, é o programa de estágios profissionais para jovens marvanenses em países europeus – “Marvão in Europa”; outra proposta destacada foi a da criação de um “Espaço para a Criação Jovem” no Concelho, à semelhança do que acontece na nossa vizinha Extremadura, e que se trata de um espaço de encontro, dinamizado pelos jovens, onde lhes são facultados os meios necessários e raramente disponíveis para levar a cabo diferentes experiências criativas, troca de conhecimentos ou formação; foi ainda comentada outra proposta do MporM que requer, a ser aplicada, o apoio e total cooperação dos jovens e escolas do Concelho – o “Encontro de Gerações”, que visa juntar os mais novos e os mais velhos em diversas actividades em que ambos tenham algo a aprender com os outros.

Estas ideias serão propostas na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal pelos candidatos do Movimento por Marvão que forem eleitos no próximo dia 11. Cremos que beneficiarão todo o Concelho se forem aplicadas, sendo um incentivo mais à permanência dos jovens no Concelho, à sua formação e à melhoria da sua qualidade de vida.

Sem comentários: