3 de maio de 2009

Marcas de Território - Promover o envelhecimento activo


6. Promover o Envelhecimento Activo

Estabelecimento de uma forte Rede de Mobilidade, dado que a mobilidade é uma das preocupações do Concelho que o MporM não quer deixar de lado, constatada com as primeiras auscultações à população. Com a introdução desta rede, com preocupações de eficiência energética, irão ficar interligadas as várias localidades do Concelho. A Rede de Mobilidade permitirá à população do Concelho de Marvão o acesso aos bens essenciais (comércio), aos serviços de saúde, à cultura e lazer, bem como aos transportes públicos que nos servem. Permitirá, também uma vez por mês, o transporte dos mais idosos ao Mercado Franco de Castelo de Vide e ao Mercadilho, em Valência de Alcântara.

Promover o Encontro de Gerações, nesta sociedade de hoje em que se fala, mais do que nunca, de conflitos geracionais. Contudo, muito do que se diz não passa de preconceitos que tudo devemos fazer por combater. Nesse sentido, o MporM propõe a iniciativa “Encontro de Gerações”, através da qual jovens e mais velhos terão oportunidade de se conhecerem e de partilharem algum tempo juntos e, sobretudo, saberes. Será a melhor forma de os mais velhos transmitirem histórias, experiências, receitas, tradições e um sem fim de conhecimento aos mais novos, enquanto estes podem ensinar os mais velhos a conhecer e contactar, por exemplo, com as novas tecnologias. Tudo isto pode ser alcançado por meio de diversas estratégias como cursos de ofícios tradicionais ministrados aos mais jovens por pessoas mais velhas, cursos práticos de informática e Internet dados por jovens a pessoas idosas, aulas de desporto conjuntas, visitas de estudo ou passeios, programas de voluntariado jovem em lares e centros de dia do concelho.

Criar uma Rede de Voluntariado e Ocupação de Tempos Livres que colmate a falta de estruturas de ocupação do tempo, para jovens e idosos. O MporM reitera a necessidade de actuação neste campo, em proximidade com o Instituto Português da Juventude e outras instituições e associações – nomeadamente com os programas de Ocupação dos tempos Livres e também os seus programas de voluntariado jovem. Mas o voluntariado também deve ser incentivado nas pessoas mais velhas, que embora reformadas, tenham capacidade de ajudar instituições ou serviços do Concelho. Outra proposta neste sentido, é a implementação do “Banco de Tempo” nas freguesias do Concelho de Marvão, havendo assim uma troca de serviços entre a comunidade, um reforço da qualidade de vida e um ressurgimento dos esquemas de vizinhança.

Sem comentários: