3 de maio de 2009

Marcas de Território - Enriquecimento cultural


5. Enriquecimento Cultural

A política cultural é uma componente imprescindível do desenvolvimento social de um Concelho como Marvão e deve salvaguardar não só o Património como a identidade cultural do município. Por conseguinte, deve ser participada pela comunidade, num verdadeiro processo de inclusão. Neste sentido, o MporM propõe um amplo debate com a população no que respeita à construção da oferta cultural, assente em dois pressupostos básicos que consideramos essenciais: a quebra da sazonalidade e a abrangência territorial e geracional da programação cultural. Para concretizar esta proposta, o Movimento irá organizar um colóquio, aberto à participação de todos os munícipes, onde se irá discutir em que tipo de eventos Marvão deve ou não apostar, e com a presença de pessoas com saberes multidisciplinares, num processo que o MporM prevê de grande importância para o município.

Criação e Dinamização de espaços de cultura. Ao longo das últimas décadas, o Concelho foi sendo apetrechado com infra-estruturas culturais, mas carece ainda de valências e de uma dinâmica hoje em dia essenciais. É necessário apostar no aproveitamento e requalificação das estruturas já existentes, mas que carecem de uma verdadeira vida cultural, contínua e abrangente, solidamente fundada. O Arquivo Municipal é um dos exemplos. Apesar de existir há anos, não tem sido aproveitado devidamente, sendo necessária uma maior abrangência de funções, como se espera de um arquivo do seu género. Não deve ser apenas um arquivo histórico e para documentação da Câmara Municipal, mas também receber em depósito documentação de outras instituições do Concelho (como acontece actualmente com o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia); o Arquivo Municipal deve deixar de ser simplesmente um mero depósito documental para passar a ter dinâmica e programação diversificada, desenvolvendo também trabalho ao nível da recolha etnográfica e oral da memória marvanense. No sentido de apoiar a juventude e contribuir para a sua dinamização, deverá ser criado um Espaço para a Criação Jovem, à semelhança do que acontece já na Extremadura, onde os jovens se podem juntar para inovar e criar, em benefício de toda a comunidade. O trabalho em rede com esses espaços espanhóis pode revelar-se muito profícuo. O mesmo se pode dizer das relações que têm que obrigatoriamente existir com os municípios vizinhos, no sentido de partilhar serviços culturais ou programação. Essenciais são também os espaços multiusos, devidamente apetrechados para reuniões, formação, exposições, ensaios, espectáculos e outros fins que possam servir para qualquer tipo de actividade do Município, das instituições ou de quem os solicitar.

Criação de um Grupo Editorial do Município, que coordene todas as publicações com o selo de Marvão. Este grupo definiria uma estratégia editorial tendo em vista reforçar o nome de Marvão, estabelecendo-se um fio condutor em todas as publicações.

As calçadas, veredas e caminhos do Concelho de Marvão desempenharam no passado um papel fundamental de ligação com o exterior e entre os lugares. Hoje em dia, são uma excelente forma de estar em contacto com a Natureza e a paisagem magnífica que estas terras nos proporcionam mas também com a cultura e tradições locais. Por esse motivo, constituem uma atracção turística essencial que, como património cultural que são, merecem e devem ser conservadas para que todos possam usufruir delas e de todo o seu potencial. Por conseguinte, além da sua recuperação, os caminhos de Marvão devem ser dinamizados e aproveitados em todo o seu potencial, devendo ser criados percursos pedestres ou outros, devidamente assinalados e suportados por uma estrutura de apoio.

Requalificação dos Espaços Museológicos, para que dignifiquem a riqueza cultural e histórica do Concelho de Marvão, de um potencial extraordinário que merece ser explorado e divulgando aos visitantes da forma mais adequada e equilibrada possível. Não devemos multiplicar os museus que existem, mas podemos dotá-los dos serviços necessários que a sociedade de hoje exige e integrá-los numa rede municipal em que esses serviços e recursos sejam partilhados. O Museu Municipal de Marvão está completamente desactualizado e desadequado aos nossos dias. Importa retomar o seu projecto de remodelação e torná-lo um museu de referência a nível nacional, especializado em arte sacra, cujo espólio é já pertença da Câmara Municipal. Este será o espaço central de toda uma rede que integraria ainda o Museu Militar do Castelo (também a remodelar e actualizar), o Museu da Ammaia (que carece de divulgação) e núcleos museológicos/centros interpretativos vários, a criar em diferentes locais do Concelho, aproveitando as especificidades e história dos locais – por exemplo, as caleiras da Escusa, a vila de Marvão, a etnografia do Concelho em Santo António das Areias, o contrabando, o caminho de ferro, as actividades rurais… Tudo isto aumentará a oferta e tornará atraente o nosso Concelho, no seu conjunto, ao visitante, que poderá passar vários dias na nossa terra. Ao mesmo tempo, fixasse e valoriza-se a memória colectiva dos marvanenses.

Ressurgimento do Boletim Municipal, assumindo as suas funções de informador da actividade municipal, divulgando esclarecimentos e convocatórias, mas inovando também, com espaços reservados a todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal, às instituições do concelho e opiniões/sugestões dos munícipes aproximando a Câmara Municipal da População.

Sem comentários: