3 de maio de 2009

Marcas de Território - Fixar é prioritário


4. Fixar é prioritário

Estabelecer uma verdadeira Política de Habitação, promovendo em primeiro lugar a reabilitação, e assim recuperar os fogos já degradados, sobretudo na vila de Marvão, para que a mesma se torne, novamente, uma zona habitacional e recuperar as aldeias do Concelho de Marvão, incentivando a criação de mais e melhores infra-estruturas. Na nova construção, desmarcar-se da política do “betão desmedido”, mentalidade que começa a estar enraizada na sociedade portuguesa. Este plano requer um levantamento dos prédios que estão em abandono e a procura de uma resposta adequada e individualizada para o seu reaproveitamento. Deve ainda acompanhar de forma activa os processos de reabilitação, mantendo o equilíbrio entre os interesses camarários e os do próprio munícipe. É igualmente necessário fomentar o arrendamento jovem de forma a aumentar este segmento da população no Concelho de Marvão e estabelecer condições de base para as famílias jovens se fixarem no Concelho, tentando incentivar uma maior estabilidade social e financeira. Dar resposta aos munícipes com base nos programas de apoio ao arrendamento jovem a nível nacional através do Gabinete de Apoio Municipal. Criar um programa municipal de arrendamento jovem que seja mais adequado às realidades do Concelho, podendo disponibilizar-se para esse efeito algumas casas da própria Câmara para conseguir melhores resultados.

Campanha de Reutilização de Campos Agrícolas, procurando a reintrodução da actividade agrícola nos campos abandonados. Promoverá a produção de produtos agrícolas locais, preferencialmente biológicos (visto os campos terem estado abandonados e por isso com pouca ou nenhuma introdução de fertilizantes e pesticidas químicos e poluentes). A reintrodução destes produtos permitirá o consumo e conservação de alimentos para os cidadãos no Concelho e para venda ao exterior. No todo, fará com que Marvão não esteja somente dependente da actividade turística, mas sim proporcionando uma maior diversidade económica.

Procurar a Revitalização da Piscina Fluvial da Portagem, do Rio Sever e Barragem da Apartadura. A requalificação da Piscina Fluvial da Portagem seria levada a cabo com um novo pavimento e arranjo dos balneários. Devem ser criadas as condições para que nasça nos terrenos envolventes do rio uma zona para campismo e caravanismo, com acesso ao rio e à piscina fluvial. Promover a pesca desportiva na Barragem da Apartadura, criando uma zona com todas as condições, que atraia novos públicos à modalidade e rentabilizando um dos maiores recursos do Concelho de Marvão. Criação de um Clube Náutico nesta barragem, como já existiu no passado, afecto ao Desporto Escolar. Promover a prática desportiva e fazer arranjos em toda a área envolvente da barragem. Com todas estas actividades, pode ser estudada a concessão de um bar na barragem, que dinamize aquele espaço.

Sem comentários: