3 de maio de 2009

Intervenção de Fernando Gomes na apresentação pública do Movimento por Marvão


Fernando Gomes - Coordenador político do MporM
Fernando Gomes
Coordenador Político do MporM

Caros Marvanenses,
Caros Amigos e Amigas,

Queremos antes de mais saudar todos os presentes nesta sessão de apresentação do Movimento por Marvão.

Um agradecimento especial à Direcção do GDA pelo acolhimento que hoje fazem ao MporM. Saudamos também a história deste clube, os seus atletas de ontem, hoje e amanhã, na certeza de que o seu trabalho contribui de forma decisiva para o bem-estar das crianças e jovens que usufruem da prática desportiva. A formação desportiva é uma aposta do presente e do futuro que importa valorizar e apoiar.

Já escrevemos e dissemos publicamente ao que vínhamos, mas importa que hoje, e aqui, reafirmemos esse desígnio.

Somos um grupo de munícipes e amigos do Concelho de Marvão que decidiu deixar para trás as palavras, as observações mais ou menos críticas, e passar à acção, em que o desejo de fazer, a vontade de construir, se tornou mais importante do que ficar de fora a observar


Vimos para contribuir, de forma positiva, para que em torno dos problemas que afectam o Concelho de Marvão se faça um debate sério, responsável, inovador e que sirva de agente para o progresso que todos nós ansiamos.

Esse debate deve assentar num conjunto de ideias que rompam com as políticas que, como já constatámos, pouco têm contribuído para o desenvolvimento. É por isso que hoje, vos apresentamos um primeiro conjunto de ideias para fazer face aos principais problemas do Concelho.

Sabemos as dificuldades que enfrentamos, os desafios que teremos que ultrapassar, mas o momento em que vive actualmente o Concelho de Marvão não nos permite baixar os braços e nada fazer para inverter o estado de depressão social em que nos encontramos.

É este o momento de servir o Concelho de Marvão. Sim, eu disse e repito. É este o momento de SERVIR.

Já vos apresentámos alguns tópicos de ideias que estamos a trabalhar e que entendemos serem estruturais em termos de participação das pessoas na tomada de decisão, aproximando os munícipes dos seus representantes na autarquia, da formação e qualificação, da dinamização da economia local, da necessidade de fixar e atrair população, da requalificação cultural e, como estamos num Concelho com uma faixa etária elevada, da promoção de um envelhecimento activo.

Queremos agora salientar algumas das medidas já enunciadas no vídeo de apresentação de forma mais pormenorizada.

Voltando a sublinhar a importância que para nós tem a inclusão de todos e todas nos processos de decisão, como forma de criar uma maior consciencialização política, defendemos a introdução efectiva dos orçamentos participativos, tanto ao nível do Município como das Juntas de Freguesia.

O estabelecimento de protocolos com faculdades e escolas profissionais parece-nos essencial para que a formação que pretendemos que exista no Concelho, em várias áreas, responda às necessidades, seja actual e de qualidade.

É primordial haver uma diversificação da criação de mais-valias no Concelho, com uma aposta, não apenas no turismo, mas também na agricultura e na pequena indústria, aproveitando ao máximo a nossa localização geográfica e os nossos recursos. Neste sentido a “Casa de Marvão – Comércio de Produtos do Alentejo” pode fomentar a produção de produtos de qualidade da região, certificando, divulgando e comercializando-os através de uma rede de lojas a criar em vários locais estratégicos.

A oferta cultural deve ser diversificada e contínua, sendo necessário requalificar os espaços culturais existentes, bem como criar núcleos museológicos/centros interpretativos, aproveitando as especificidades e história dos locais, por exemplo, as caleiras da Escusa, a Vila de Marvão, a etnografia em Santo António das Areias, a rota do contrabando, o caminho-de-ferro, as actividades rurais, a recuperação de moinhos e engenhos, a sinalização e divulgação de percursos… tudo isto contribuirá para o aumento da oferta turística de qualidade.

A mobilidade, de forma especial dos mais idosos, é uma das preocupações do MporM, constatada nas primeiras auscultações que efectuámos. A criação de uma Rede de Mobilidade permitirá à população do Concelho o acesso aos bens essenciais (comércio), aos serviços de saúde, à cultura e lazer, bem como aos transportes públicos que nos servem com destino a outras localidades…

São estas as primeiras medidas que preconizamos para o Concelho de Marvão, com abertura para as discutir e enriquecer em função dos debates que iremos realizar até às eleições, esperamos que venham a contribuir para o progresso do Concelho, independentemente, da força política que for escolhida pelos Marvanenses.

Muitos nos têm perguntado porque não apresentamos já hoje os candidatos aos órgãos autárquicos.

Em primeiro lugar porque a criação do MporM se destina a dar resposta não só à participação no processo eleitoral deste ano, mas também à necessidade de participação cívica, permanente, de todos os Marvanenses.

Por outro lado entendemos que os candidatos se devem rever e adequar às propostas que pretendemos discutir e implementar após as eleições e não o contrário.

Sendo membros do Movimento por Marvão, candidatos ou mais tarde autarcas, a nossa postura e maneira de ser irá manter-se fiel aos princípios que estão na base da constituição deste Movimento, pensar e construir o futuro do Concelho de Marvão.

Todos somos necessários para perseguir este sonho, o Movimento por Marvão, não é um grupo fechado, contamos com a participação de todos para concretizar estas e outras ideias que animem o Concelho de Marvão;

Construindo um novo rumo com todas as gerações!

Santo António das Areias, Marvão
03.05.2009


Sem comentários: