10 de janeiro de 2010

Para a história de um Movimento (genuinamente) por Marvão - Capítulo 1


10 de Janeiro de 2009 foi a data que marcou a primeira actividade pública do Movimento por Marvão, nesse fim-de-semana foi distribuído o Compromisso com o Concelho de Marvão, que se afigurou como o texto fundador deste projecto ambicioso. Nesse dia, quando quatro membros do Movimento saíram das suas casas com o propósito de fazer chegar às pessoas aquele texto, que propunha um enorme desafio ao Concelho, foram surpreendidos pela neve. Um sinal para os mais supersticiosos, um incentivo para os mais lutadores.


Quis o fado que na data que assinala o primeiro aniversário do aparecimento público do MporM nevasse novamente. Mas desta vez fintámos o destino, não houve nenhuma distribuição de panfletos a fazer. As celebrações, se assim lhe podemos chamar, ficaram-se pelo segundo Seminário “Pensar Marvão”, e o sucesso desta segunda edição foi, com certeza, a maior prenda possível para os membros do Movimento, que há mais de três meses andavam a trabalhar na sua realização. Quando se fala em prenda é isso mesmo que significa, e encarna bem o espírito do MporM, que fez com que um grupo de cidadãos se organizasse em prol da Terra que amam.


Falar em amor, acreditem que não é despropositado! É a palavra certa para descrever o sacrifício que muitos Marvanenses e Amigos de Marvão fizeram para que este Grupo Independente de Cidadãos se estruturasse, consolidasse os seus processos de trabalho, fizesse chegar a mensagem às partes interessadas, conseguisse ir a eleições perante um cenário desfavorável e, mais importante que tudo, fosse um verdadeiro espaço de debate e inclusão participativa no Concelho de Marvão.


Como é natural, e compreensível, aquando do surgimento do MporM várias vozes se levantaram, fazendo eco que éramos muito jovens, que pela qualidade dos nossos materiais estávamos a ser financiados por partidos, ou que tínhamos o único propósito de destabilizar.


Com o passar do tempo, todas essas vozes se foram dissipando, todas aquelas críticas que eram fundadas no desconhecimento deixaram de fazer sentido. As reuniões que foram feitas com as Associações, as conversas que se desenvolveram com os munícipes, e as opiniões que fomos deixando no nosso espaço na internet foram essenciais para a consolidação do projecto.

A atitude positiva e construtiva também foi determinante para esta consolidação.


Mas o ponto de viragem acontece, na Apresentação Pública do MporM no dia 3 de Maio de 2009, na Sede do Grupo Desportivo Arenense, onde foram demonstradas as visões do Movimento para o Concelho de Marvão, em que deu a conhecer o seu caderno de encargos para o desenvolvimento do Concelho – Marcas de Território, e que culminou na apresentação de um vídeo que, ilustrando a génese do projecto, alicerçava as bases para o futuro. Esta iniciativa deu a conhecer aos munícipes a inovação que o MporM significava para o Concelho. Podemos dizer, para finalizar este capítulo, que esta apresentação deu a credibilidade que faltava, até então, ao grupo.

Sem comentários: