9 de setembro de 2010

Arquitecto Nuno Teotónio Pereira homenageado pela Câmara Municipal de Marvão (1)


O arquitecto Nuno Teotónio Pereira foi no passado dia 08 de Setembro de 2010, feriado municipal, homenageado pela Câmara Municipal de Marvão, que lhe atribuiu a medalha de mérito Municipal.


Deixamos aqui, um breve Curriculum, do amigo de Marvão, Nuno Teotónio Pereira.

Nuno Teotónio Pereira nasceu em 1922, em Lisboa. É arquitecto diplomado pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Tem desenvolvido a sua actividade em regime de profissão liberal, ainda que em simultâneo, durante cerca de vinte anos, com a de técnico de um organismo público ligado à habitação social, domínio em que adquiriu vasta experiência. Vários trabalhos saídos do seu atelier foram distinguidos com diversos prémios, entre os quais o Prémio Valmor. Em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, por altura de uma exposição retrospectiva realizada no Centro Cultural de Belém e que documentava a actividade do seu atelier ao longo de sessenta anos, denominada «Arquitectura e Cidadania».

Em 2003 foi doutorado “Honoris Causa” pela Universidade do Porto e em 2005 pela Universidade Técnica de Lisboa. No corrente ano, foram-lhe atribuídos a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Lisboa, e o Prémio Carreira da Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo. É sócio correspondente da Academia Nacional de Belas Artes e foi presidente do Movimento de Renovação da Arte Religiosa, da Cooperativa Cultural PRAGMA, do Centro Nacional de Cultura, da Associação dos Arquitectos Portugueses e do Conselho de Arquitectos da Europa.

No período do Estado Novo foi membro da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos e coordenador do jornal clandestino Direito à Informação, participou nas vigílias contra a guerra colonial da Igreja de S. Domingos e da Capela do Rato e no Boletim Anti-Colonial e foi preso várias vezes pela PIDE/DGS, tendo sido libertado de Caxias na sequência do 25 de Abril de 1974.

Em 1995 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Sem comentários: