7 de agosto de 2009

I Seminário “Pensar Marvão

.
O Movimento por Marvão leva a cabo no próximo dia 19 de Setembro, na Sociedade Recreativa da Portagem e com um conjunto de 8 oradores a anunciar brevemente, o I Seminário “Pensar Marvão”.

A abertura do seminário estará a cargo de Fernando Gomes, Coordenador Político do MporM.

Os trabalhos do Seminário decorrerão no âmbito de dois painéis. O primeiro, moderado por Jorge Maroco Alberto, será sobre “A importância das actividades culturais para a promoção do Concelho de Marvão. Os nossos trilhos” e contará com quatro intervenções subordinadas aos seguintes temas:

1- A Feira da Castanha: novas dinâmicas, novos desafios.

2- RockFest e Almossassa, que caminhos para o futuro?

3- O Rio Sever na origem de novas ofertas gastronómicas.

4- Património a descobrir pelos trilhos da História. As caleiras da Escusa e as rotas do contrabando.

O segundo painel contará com a moderação de Tiago Pereira, terá como tema central a “Economia local - novos desafios de organização: da produção e certificação à distribuição e comercialização dos nossos produtos” e contará com mais quatro intervenções assim distribuídas:

1- As nossas empresas, parcerias para o futuro.

2- A captação de investimento, incentivos e desafios à iniciativa privada.

3- Acessibilidades e transportes. A interioridade como factor de perda competitividade.

4- O papel das Cooperativas no desenvolvimento local.

O encerramento do I Seminário “Pensar Marvão”, com as conclusões e o papel do Movimento por Marvão na construção de soluções para os problemas do Concelho, estará a cargo de Maria de Jesus Garcia.

Em Novembro, será organizado o II Seminário “Pensar Marvão” dedicado às questões sociais: “Saúde e Acção Social, a exigência de respostas para a promoção da qualidade de vida. A rede de mobilidade” e terá intervenções sobre:

1- Os equipamentos de saúde.

2- Os cuidados de saúde primários.

3- O combate à exclusão e à pobreza. O papel dos municípios.

4- Novas formas de apoio social: o apoio domiciliário e as redes de mobilidade.

Numa altura em que importa discutir os problemas do Concelho, o Movimento por Marvão, entende que a organização dos Seminários sobre o lema “Pensar Marvão” são um contributo para encontrar novas soluções e novas políticas que conduzam o Concelho a níveis de desenvolvimento mais elevados, que permitam a fixação da população jovem.

.

Sem comentários: