9 de fevereiro de 2010

Comidas d’Azeite 2010


No passado sábado, dia 6 de Fevereiro, teve lugar no Porto da Espada a inauguração da 5.ª edição das Comidas d’Azeite. Este acto marcou o início da quinzena gastronómica dedicada a este produto tão tradicional e típico das nossas mesas nos restaurantes aderentes do Concelho de Marvão e que se prolongará até dia 20 de Fevereiro.

Depois da eleição dos órgãos sociais da Confraria da Dieta Mediterrânica, seguiram-se várias conferências interessantes que procuraram demonstrar a importância e os benefícios do azeite na nossa alimentação e as potencialidades económicas deste magnífico produto em que a nossa terra alentejana é tão rica. No entanto, podia e devia-se ter ido mais longe nos temas que foram debatidos, procurando encontrar formas inovadoras de transformação e comercialização da azeitona e do azeite, bem como também se devia ter alargado o debate ao público, aos munícipes, o que não aconteceu.

A Câmara Municipal de Marvão e a Cooperativa Agrícola do Porto da Espada homenagearam ainda os produtores tradicionais de azeite do Concelho, reconhecimento merecido pelo papel que esta indústria representou outrora (infelizmente mais que hoje) na nossa economia local.

Seguiu-se, conforme anunciado pela organização, à qual damos os parabéns pelo seu trabalho, o já habitual almoço que é sempre ocasião para um agradável convívio e para a degustação de alguns pratos típicos que têm como ingrediente fundamental o azeite. Assim, a ementa iniciou-se com várias entradas típicas da região, com destaque para o pratinho de azeite para molhar o pão. Seguiu-se bacalhau cozido com batatas e “gravanços” e carne de porco frita com migas de batata. A sobremesa consistiu em fatias douradas e uma oferta mais arrojada – frutas com azeite, mel e nozes. Tudo isto foi acompanhado com um bom vinho e uma excelente animação do grupo Cant’Areias, que muito ajudou a propiciar o ambiente de festa e de celebração que o azeite merece e que ali se viveu.

A Câmara Municipal de Marvão está de parabéns por mais uma edição destas Comidas d’Azeite. Entretanto, até dia 20 de Fevereiro, não deixe de visitar os restaurantes do Concelho de Marvão e de se deliciar com este produto tão saudável e essencial à nossa dieta mediterrânica.

Sem comentários: