30 de setembro de 2009

Informação _ 1.º Dia de Campanha (29-09-2009)



No primeiro dia de Campanha, o Movimento por Marvão participou numa reunião promovida pela Câmara Municipal de Marvão para debater com os cabeças de lista às eleições autárquicas a realização da próxima edição da Feira da Castanha. Este dia serviu ainda para os candidatos do Movimento distribuírem na Vila de Marvão o Flyer “Você é a peça que falta”, um folheto que apela a uma maior inclusão dos Marvanenses na vida autárquica.

Sobre a reunião da Feira da Castanha há a dizer que apenas o Movimento por Marvão, através do seu cabeça de lista - Fernando Gomes, e o PSD, representado pelo Vereador José Manuel Pires, marcaram presença na reunião.

Não obstante a escassa participação das outras candidaturas, tivemos oportunidade de apresentar um conjunto de propostas sobre vários assuntos relacionados com a organização e dinamização da XXVI Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, num espírito construtivo.

Neste sentido, foi proposto que terminasse o pagamento das entradas na Feira, considerando a manifesta ilegalidade que é esta cobrança à entrada da Vila, património nacional; que se encontrasse, durante a Feira mas também nos fins-de-semana de Outubro e Novembro, uma alternativa para os Bombeiros, beneficiários dos valores pagos, angariarem fundos através de magustos que lhes seriam disponibilizados à entrada da Vila nesse período de tempo.

Propusemos que fossem atribuídos espaços privilegiados aos artesãos e produtos do Concelho, tendo em conta a necessidade de valorizar os nossos produtos com origem na castanha e no castanheiro, nomeadamente, ao nível dos produtos alimentares e do artesanato.

Em termos culturais, defendemos que fossem retomados a organização dos espectáculos na Igreja do Espírito Santo e no Centro Cultural de Marvão e que a animação de rua fosse contínua.
Lançámos o desafio para que fossem organizados seminários sobre a temática do castanheiro e da castanha, em várias vertentes, das quais salientámos: a reflorestação e renovação dos nossos soutos, com convite dirigido a todos os produtores de castanha do Concelho; outro sobre o aproveitamento da castanha e a possibilidade de aqui construirmos uma unidade de transformação da castanha. Consideramos portanto que em redor da castanha se pode criar uma indústria que pode ir desde a comercialização de castanha congelada à farinha ou aos doces.

Sobre estacionamento foram feitas várias propostas que vão desde a criação de espaços próprios para quem vem expor na feira - afim de retirar as suas viaturas da Vila - à possibilidade dos autocarros turísticos deixarem os visitantes em Marvão e estacionarem em Santo António das Areias, deixando livres os espaços que habitualmente ocupam para a colocação de viaturas ligeiras. Propusemos também a colocação, com visibilidade e na Portagem, de um posto de informação sobre os diversos condicionamentos que nestes dias existem.

Quase a finalizar, foi feito um apelo para que haja uma maior envolvência de toda a população do Concelho de Marvão, dirigindo convite a todos os seus habitantes e com a disponibilização de transportes para que todos possam, se assim o entenderem, visitar a Feira da Castanha.

Esta reunião ilustra bem a génese do Movimento por Marvão, demonstra a vontade de contribuir para um debate sério e construtivo acerca da dinâmica do Concelho de Marvão. Pena é que outras candidaturas não pensem o mesmo e tenham como prioridade outro tipo de iniciativas. É o Concelho que perde, neste caso é a Feira da Castanha que perde. No entanto, o MporM vai continuar o seu caminho, esclarecendo e informando os Marvanenses sobre o seu projecto para o Concelho nos próximos dias de Campanha.

Sem comentários: