6 de abril de 2009

Reunião com Lar e Cooperativa do Porto Espada




No sentido de apreender a realidade social do Concelho de Marvão, bem como a vida das suas associações, o Movimento por Marvão, reuniu com o Lar e a Cooperativa do Porto da Espada, duas instituições com valências diferentes, mas ambas com muito significado para o Concelho de Marvão.

A Reunião com o Lar Nossa Senhora das Dores aconteceu no dia 5 de Abril, onde os membros do MporM contactaram de perto com a obra social promovida pela instituição. Esta importante associação do Concelho beneficia mais de 40 pessoas através do seu Centro de Dia e Lar, que têm uma interminável lista de espera. Mais uma vez ficou latente a necessidade de um regulamento que traga justiça aos apoios concedidos pelo município às associações, bem como a inevitabilidade de uma reinvenção da rede social do município. Esta instituição do Porto Espada é, igualmente, importante pelos trabalhadores que mantém, pelos voluntários que movimenta, e de salientar o projecto que irá reduzir os custos da energia através da instalação de painéis solares, uma medida bastante próxima da imagem que o MporM pretende para o município.

O contacto com a Cooperativa Agrícola de Porto Espada ocorreu no dia 17 de Abril, e permitiu compreender, de forma proveitosa, a realidade da agricultura no Concelho. No entanto, são muitos os problemas que se opõem ao trabalho da cooperativa: em primeiro lugar, o desinvestimento feroz no mundo rural, o encarecimento dos factores de produção e a não substituição dos 60% de castanheiros que se perderam nos últimos 90 anos. Esta instituição com mais de 50 anos de existência, tem projectos bastante ambiciosos para o futuro, como é o caso da reposição dos castanheiros fustigados nos últimos anos, e também a produção e comercialização de cogumelos, de onde nasce uma nova tipologia de castanheiros. No meio de todas as adversidades, a cooperativa, teve no ano passado um papel fundamental na comercialização das castanhas produzidas no Concelho. Neste encontro ficou
identicamente manifesto o desejo de uma maior ocupação dos campos agrícolas, criando as condições de base para que isso aconteça, em Marvão.

Estes dois encontros foram determinantes para o Movimento por Marvão identificar junto das instituições as potencialidades e problemas do Concelho de Marvão, principalmente no que toca à solidariedade social e agricultura.

Sem comentários: