18 de janeiro de 2009

Porquê Movimento por Marvão?


“Há polémicas em que os partidários ardentes têm um interesse demasiado para que estejam dispostos a fazer concessões ao público extrapartidário…” Assim, descrevia Fernando Pessoa, em 1919, as dificuldades que os cidadãos sem cor partidária tinham no acesso aos centros de decisão da época. Noventa anos mais tarde o panorama é idêntico, os partidos mudaram de nome mas a estrutura é semelhante, as cabeças transfiguram-se mas os interesses são os mesmos, encenam-se debates mas a hierarquia é quem manda. E assim é também em Marvão.

As decisões que fixam o futuro do Concelho de Marvão não correspondem aos anseios da população, os partidos, por sua vez, actuam sem auscultar a população; isto é a falta de autenticidade do poder – a separação da constituição formal da realidade observada. Aqui está a primeira explicação etimológica do Movimento por Marvão. Este grupo independente de cidadãos constitui um novo espaço de participação cívica e política, que representa todos os que se identifiquem com ele, sem obedecer a critérios hierárquicos, sem a necessidade de acomodar clientelismos, numa perspectiva de inclusão.

O nome Movimento por Marvão surge numa época de profunda depressão económica, social e cultural do Concelho de Marvão; exige-se, assim, uma nova dinâmica, um novo rumo e uma nova geração. O debate sobre o desenvolvimento de Marvão necessita de um Movimento integrador, que reflicta as necessidades reais do Concelho.

O Movimento por Marvão não é uma construção a curto-prazo, enganem-se aqueles que pensam que este espaço tem os dias contados, porque a responsabilidade que os membros do MporM estão a assumir não termina em 2009, irá continuar, representando os anseios de todos os Marvanenses. Esta construção a longo-prazo influenciou o nome – “Movimento por Marvão” – onde os seus membros não se juntaram momentaneamente para atingir um determinado fim; ao invés, continuarão a trabalhar, nos próximos anos, para o desenvolvimento do Concelho de Marvão.
Esta é a realidade do Concelho de Marvão, onde um grupo independente de cidadãos decidiu intervir, e criar um espaço de participação para todos os habitantes e amigos do Concelho de Marvão, e a que chamou: Movimento por Marvão!

Tiago Pereira, 17 de Janeiro de 2009


Sem comentários: