30 de março de 2012

Último comunicado à População, Amigos e Comunicação Social

O Movimento por Marvão foi um dos mais interessantes projectos de intervenção cívica concretizados no Concelho de Marvão, nos últimos anos. Nasceu de uma base jovem e espalhou-se através de uma malha heterogénea, que a partir de 2005 e de uma forma organizada a partir de 2009, lutou contra a depressão social, cultural e económica do Concelho de Marvão.

A história é conhecida; após ter sido feita uma auscultação exaustiva às forças vivas do Concelho, o MporM (como ficou conhecido) conseguiu, paralelamente a outro grupo de cidadãos eleitores, recolher as assinaturas necessárias, e apresentou uma candidatura, séria e inovadora, à Câmara e à Assembleia Municipal de Marvão. Não tendo conseguido eleição em nenhum dos órgãos, os seus membros foram-se desagregando, vivendo as suas vidas (fora de Marvão para muitos, por força do destino), enquanto decorriam as lides municipais.

Serve este último comunicado para transmitir aos munícipes de Marvão, amigos e comunicação social, que o Movimento por Marvão se esgotou enquanto projecto político e de intervenção cívica.

Neste tipo de situações é necessário colocar um ponto final, quando outros não o fazem. É necessário informar os nossos eleitores e esclarecer as pessoas e os nossos amigos. O MporM pode ter acabado, mas deixa ao Concelho um grande espólio: em primeiro lugar, o seu blog na internet poderá continuar a ser visitado, oferecendo uma biblioteca riquíssima a nível social, cívico e político; temos ainda a intenção de deixar todos os materiais, correspondências e repositório no Arquivo da Casa da Cultura de Marvão, para que possam ser consultados por quem quer que seja que neles manifeste interesse.

Mas o grande legado que o Movimento por Marvão deixa ao Concelho de Marvão é o da DEMOCRACIA, participativa e inclusiva, o da OPOSIÇÃO AOS MEDOS instalados no Concelho e o da ESPERANÇA por um futuro melhor em Marvão.
Para que fique claro, a causa do decesso foi natural, nada teve a ver com desavenças ou problemas entre os seus membros.

Ninguém no concelho de Marvão vai esquecer o período do MporM, dado que um projecto como este tão depressa não voltará a acontecer no Concelho.

Uma última ressalva: o Movimento pode ter tido o seu término, mas os seus membros não, e com certeza que, de uma forma individual ou integrados noutros projectos, continuarão a lutar pelo desenvolvimento do Concelho de Marvão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sos-lar de são salvador da aramenha,sem dinheiro para pagar a algumas funcionarias,si algumas pk quem da graxa à diretora tem direito a tudo...algumas delas sem receber subsidio de férias e turno.divulguem é urgente