16 de março de 2009

Proximidade com as Associações!


Dia 16 de Março, o Movimento por Marvão reuniu com três associações do Concelho de Marvão para apreender a situação actual destes importantes agentes sociais em Marvão. No debate que pretende implementar, o MporM necessitava ouvir os problemas e potencialidades destas instituições para enriquecer o processo de inclusão.

A ANTA – Associação Cultural de Desenvolvimento da Beirã
A ANTA
A ANTA – Associação Cultural de Desenvolvimento da Beirã, fundada em 1994, tem neste momento cerca de 70 pessoas a seu cuidado, contando com o Centro de dia, Apoio domiciliário e Unidade de cuidados continuados. O MporM constatou que, apesar da intensa actividade realizada pela associação nos últimos anos, há ainda uma série de projectos por concretizar, nomeadamente a extensão da unidade de cuidados continuados para a valência de longa duração, que acarreta custos elevados para a Associação. Pela actividade desenvolvida e pelo número de funcionários (45), A ANTA tem sido um importante pólo de desenvolvimento da Freguesia da Beirã e do Concelho.

Casa do Povo de Santo António das Areias
Casa do Povo de Santo António das Areias
A Casa do Povo de Santo António das Areias tem, também, um papel importante ao nível do apoio a idosos e na dinamização de actividades culturais, nas quais se destaca o Rancho Folclórico, que tem sido esquecido ao longo dos tempos. Apesar das dificuldades que acarreta a manutenção do vasto património da Casa do Povo (bairro, praça de touros, pavilhão…), o principal anseio é a construção do Lar de Idosos, com capacidade para 15 camas, para o qual se espera conseguir financiamento, de maneira a que esta obra traga outra disponibilidade financeira à instituição.


Grupo Desportivo Arenense
Grupo Desportivo Arenense
O Grupo Desportivo Arenense, herdeiro de uma tradição cultural e desportiva no Concelho de Marvão, tem atravessado vários períodos de dificuldade. A falta de uma verdadeira política desportiva no concelho tem contribuído para a escassez de apoios à instituição, os quais não sofrem actualização há 15 anos, e que vê mais um ano negado o sonho de ressuscitar a equipa sénior de futebol; no entanto, o GDA tem desempenhado um importante papel no desporto jovem em Marvão, nomeadamente com suas as escolinhas e infantis de futebol, que são orientadas na sua totalidade por voluntários da terra.


Para o Movimento por Marvão a proximidade com as instituições do Concelho de Marvão é decisiva para a resposta ao desenvolvimento local e assim, este dia significou um passo importante no incremento do Capital Social de Marvão, tendo sido discutidas já algumas propostas concretas, onde as instituições desempenham um papel preponderante.

Sem comentários: